sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Camisola Jersey do Marujo Português...

Dei voltas e mais voltas, pesquisas e mais pesquisas e não encontrei o suficiente que me explicasse o nome ou fundamento da Jersey, que os marujos usam desde 1 de Outubro até 1 de Maio, cumprindo assim o que a Ordem estabelece quanto a esse meio de fardamento. Num comentário que fiz ao título: Manta de Seda, tentei dar a perceber que, se alguém soubesse a origem da Camisola Jersey, pudesse dar-nos a indicação sobre essa peça de fardamento das praças da Marinha de Guerra.
Segundo as minhas pesquisas, trata-se de uma camisola de diversos tipos de confecção que nada tem a ver com o exposto em baixo, porque de facto, não são concebidas com artigos tão caros. Refiro-me também ao meu grande Amigo Valdemar, que destraído na seu comentário, apareceu com as suas refutações, dizendo que a Marinha dos Estados Unidos não tem história. Não discuto tal facto mas, quando me referi ao Estado e cidade de New Jersey, que conheço, foi apenas para suscitar que alguém me pudesse ajudar na minha curiosidade sobre a nossa conhecida “jersey.”
Deixo aqui o comentário de então, para se poder avaliar qual era a minha pretensão.
Camisola (Jersey)
Camisola (Jersey) de Ciclismo Inverse "Air" de Manga Curta. Tecido transpirável, com goma anti-deslizante e faixas reflectoras. Disponível em 5 cores: Laranja, Vermelho, Azul, Preto e Verde e em todos os tamanhos (S ao XXXL).
Composição: O tecido SUMTEX foi desenvolvido com a última tecnologia de filamentos de micro-fibra e acabado com sistema de "conforto duplo". Este sistema permite manter o seu corpo seco, mesmo perante condições de grande transpiração. Permite igualmente uma grande adaptação, facilitando um maior rendimento do desportivo.

Título no Blogue da Comp. Nº 2 de Fuzileiros: Manta de seda

E, já que falas disso
Refere-te à Jersey, também
Para tirares do cortiço
As dúvidas que a malta tem.
Estado norte-americano
Jersey também é cidade
Se vestimos aquele pano
Precisamos da verdade
Desta terra que conheço
Que me chamou atenção
Quero saber o adereço
Julgo que tenho razão...

1 comentário:

Observador disse...

Era uma peça de roupa de muito boa qualidade, pelo que me recordo, e que assentava bem, ao contrário de outras que era uma complicação, mantê-las nos triques de maneira a poder passar na formatura.
Um abraço
Virgilio