domingo, 31 de outubro de 2010

Divisão do Reino com a morte de Salomão...

Na minha disciplina de: História da Igreja, Antiga e Medieval, chamou-me a atenção este pequeno texto que vou transcrever para tentar fazer uma comparação com o nosso Mega-Governante, José Sócrates. Vejam no sublinhado o que sucedeu com a morte de Salomão:
Ora, este Roboão parece ser igual a Sócrates. Também aumentou os impostos e, assim se dividiu o Reino em dois. Será que vamos dividir Portugal em dois também?
Lá para baixo, governa o Sócrates e aqui em cima o Passos Coelho. Que vos parece?
Com a sua morte, Roboão, seu filho, sucedeu-lhe no trono. Em vez de ouvir o conselho sábio dos anciãos das tribos de Israel para aliviar a carga tributária e os trabalhos compulsórios impostos por seu pai, ele mandou aumenta-los. Isso levou à rebelião das tribos setentrionais e à divisão do Reino em dois novos reinos: o Reino de Israel Setentrional (ou Reino das 10 Tribos, tendo como Rei Jeroboão I), e o Reino de Judá (tendo por capital Jerusalém e como rei, Roboão).

3 comentários:

Tintinaine disse...

Concordo com a ideia da divisão do país em dois.
Mandamos uma embaixada ao rei de Espanha para dar a independência à Galiza e juntamos-nos a eles para formar um grande e novo país.
Os territórios conquistados aos mouros entregamos a Lisboa com a recomendação de se juntarem ao califa de Sevilha e formarem a Mourolândia.
Ficamos todos a ganhar.

Observador disse...

Pois é Amigo Verde, nesses tempos as Tribos rebelaram-se, agora como dizia o Almirante Pinheiro de Azevedo: o Povo é sereno, não há rebelião, e assim vamos aguentando até que a vaca tussa.
Um abraço
Virgilio

Valdemar Marinheiro disse...

Está bem conseguido:-
Lembra aquela quadra:
- Lá em cima está o tiroliro
Cá em baixo está o tiroliroró
Juntaram-se os dois à esquina
A tocar a Concertina
E a dançar o Tiroló

Tanto é o que vai como o que fica a vigiar.